Aqui tem um lugar pra você

Conheça o perfil dos Bairros de Pelotas e planeje como morar bem. 11

bairros de pelotas

Antes de conhecer os bairros de Pelotas, saiba mais da história dessa cidade. Terceira com mais habitantes (população estimada em 344 mil habitantes) do Rio Grande do Sul, Pelotas é pura história. Foi fundada oficialmente em 1812, como Freguesia de São Francisco de Paula, mas a região já era habitada na década de 1760 por refugiados das invasões espanholas mais ao sul e por retirantes de Colônia do Sacramento.

Por muito tempo, graças à economia do charque, foi a capital econômica do estado (na época província). Toda essa riqueza histórica se manifesta no patrimônio cultural e arquitetônico da cidade, com prédios da época do Império muito bem conservados.

Pelotas fica às margens da Lagoa dos Patos (a maior do Brasil) e está a 260 quilômetros e três horas e meia de carro de Porto Alegre e 600 quilômetros e sete horas e meia de carro de Montevidéu. O município se destaca ainda pela Fenadoce e pela farta oferta de instituições de ensino superior, em especial a UFPel e UCPel.

Pronto, você já tem aí uma bela ideia das características gerais da cidade. Agora que tal conhecer também o perfil dos bairros de Pelotas? Se você já decidiu ir de mala e cuia para lá, confira abaixo as principais opções e decida qual é a ideal.

Perfil dos bairros de Pelotas

Centro

Como em qualquer cidade brasileira, o Centro é um bairro com grande movimentação de pessoas. Afinal, nele se concentra a maior quantidade de estabelecimentos de comércio e serviços. Da mesma forma, há muitos imóveis para comprar ou alugar – não apenas apartamentos e salas comerciais, mas também casas.

Outra característica do Centro é que o desenho de suas vias é como nas cidades de colonização espanhola da América do Sul: ruas de mão única, uma vai e outra vem, sempre com ângulos de 90 graus nas esquinas. Essa configuração facilita bastante para quem se desloca de carro.

Porto

Do lado do centro fica o Porto. Ele se destaca pela sua noite, muito frequentada por estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em especial aqueles que têm aulas no câmpus Anglo, localizado no bairro. Além dos barzinhos, um bom lugar de confraternização é o Quadrado, antigo atracadouro onde é possível tomar um chimarrão com vista para o canal São Gonçalo.

Laranjal

Você sabia que Pelotas tem praia? E uma praia linda, por sinal. Os moradores do bairro Laranjal têm o privilégio de poder admirar diariamente a Lagoa dos Patos. Além de ser um bairro bonito e tranquilo, morar no Laranjal dá a gostosa impressão de férias eternas.

Ele fica mais afastado do resto da cidade e praticamente toda a sua população vive em casas. A oferta de restaurantes é ótima – principalmente na Avenida Doutor Antônio Augusto de Assunção, nas margens da lagoa.

Três Vendas

As Três Vendas é um tranquilo bairro residencial no norte de Pelotas. Ao mesmo tempo, possui um comércio que não deixa ninguém na mão. Lá fica a Escola Superior de Educação Física da UFPel e o Campus Dr. Franklin Olivé Leite da UCPel. Na Avenida Dom Joaquim, os moradores têm um ótimo lugar para a manter a forma com uma corrida ou caminhada.

Areal

Outro bairro tranquilo, com boa oferta de casas à venda, dos mais diferentes padrões. É no Areal que fica o Shopping Pelotas, com 38 mil metros quadrados de área construída, seis lojas âncoras, cinco megalojas, 140 lojas satélites, uma academia, 14 fast-foods, dois restaurantes e cinco salas de cinema.

São Gonçalo

Um bairro residencial que fica ao lado do Areal. É uma área com muitos empreendimentos imobiliários novos já prontos e outros por sair. Ganha esse nome por ficar na margem norte do canal São Gonçalo, que liga a Lagoa dos Patos com a Lagoa Mirim, alguns quilômetros ao sul.

É nesse bairro que está localizado o Parque Una, planejado com conceito muito interessante. Inspirado no Novo Urbanismo, ele possui ruas acalmadas, um centro com estabelecimentos de comércio e serviços e uma praça onde os moradores podem ter bons momentos de lazer.

Fragata

A 10 minutos de carro do Centro, o Fragata, um dos bairros mais amados pelos pelotenses, abriga muitos estudantes da Faculdade de Medicina da UFPel. O Fragata é cortado pela Avenida Duque de Caxias, onde há supermercados e outros estabelecimentos que atendem aos moradores. Na mesma avenida há uma enorme ciclovia e são comuns as feiras de veículos e de hortifrutigranjeiros.

Aproveite Pelotas

Agora que você já conhece o perfil dos melhores bairros de Pelotas, dê uma olhada nos imóveis disponíveis para compra ou aluguel na busca do site da Casarão Imóveis. Agilize a busca de um lugar legal para morar e alugue com menos burocracia através da nossa modalidade Aluguel Sem Fiador. E para saber ainda mais sobre a cidade, continue acompanhando nosso blog e baixe o Ebook Pelotas de A a Z.  Além disso, responda nosso quiz e saiba qual bairro tem o seu perfil.

Se tiver dúvidas, fale conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 pensamentos em “Conheça o perfil dos Bairros de Pelotas e planeje como morar bem.