A construtora é confiável? Como comprar sem medo um imóvel na planta 1

comprar sem medo

Adquirir um imóvel na planta é a possibilidade de ter um bem totalmente novo, com instalações modernas e a um preço muito mais acessível do que o de um imóvel pronto. Para comprar sem medo nessa modalidade, porém, alguns cuidados devem ser tomados, porque o negócio envolve alguns riscos que não existem em uma compra normal.

Afinal, paga-se uma construtora pela promessa da entrega do imóvel. A empresa cobra menos porque utiliza o dinheiro justamente para tirar o projeto do papel. Isso tudo não quer dizer que os riscos não compensam, mas sim que eles precisam ser conhecidos para que seja possível comprar sem medo da construtora.

3 riscos e dicas para comprar sem medo

A seguir, listamos alguns dos principais pontos de atenção para quem quer comprar um imóvel de uma construtora. Em cada tópico, apresentaremos uma sugestão para se prevenir contra o respectivo problema.

1. A dívida pode aumentar

Na compra do imóvel na planta, a entrada pode ser diluída em prestações. O problema é que, além dos juros de obra, algumas construtoras corrigem as parcelas pelo Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Quando a entrada foi pequena e o índice está alto, na entrega das chaves o saldo devedor pode estar maior que o valor inicial do imóvel.

Solução: botar tudo isso no papel, fazendo um planejamento a longo prazo para saber como a compra impactará na sua vida financeira. Vale destacar que, nos imóveis Minha Casa Minha Vida, a Casarão Imóveis trabalha com a construtora Roberto Ferreira, que não sobre INCC sobre o parcelamento.

2. A obra pode atrasar

Eis uma das maiores preocupações de quem quer comprar sem medo na planta. A construtora promete o imóvel para uma data. O dia chega e ainda falta muito para ele ficar pronto.

Solução: procure informações sobre a construtora em sites como o Reclame Aqui e junto ao Procon.

3. O imóvel não é entregue conforme foi prometido

Para comprar sem medo um imóvel na planta, o futuro proprietário precisa ter a segurança de que o receberá com tudo o que a construtora prometeu. Ele não pode ser entregue, por exemplo, um cômodo a menos, um quarto comum em vez de suíte, com vista para outra direção, etc.

Solução: além de analisar a reputação da empresa, guarde todo o material de divulgação e e-mails trocados com a construtora. E leia o contrato antes de assiná-lo. Outra maneira de se prevenir é visitar empreendimentos construídos pela mesma companhia. Procure conversar com os moradores para saber se eles tiveram problemas com a compra do imóvel na planta.

Vale lembrar que é bom economizar tempo e esforço procurando um imóvel na planta com o Compra Certa Casarão. Com ele, a nossa equipe de especialistas ajuda selecionando e apresentando apenas as ofertas que se encaixam no seu perfil.

Seguindo essas dicas, você poderá comprar sem medo seu imóvel na planta. Mas fique sempre atento e, em caso de dúvidas, contate a construtora. Se surgir algum problema, acione o Procon e tome as medidas judiciais necessárias.

Quer saber mais sobre a compra ou aluguel de um imóvel? Entre em contato conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “A construtora é confiável? Como comprar sem medo um imóvel na planta