Pet Ajuda Casarão tem impacto positivo em Pelotas


Você já sabe que a Casarão Imóveis é uma imobiliária que ama os animais, já que a própria Prefeitura de Pelotas concedeu à imobiliária o título de “Empresa Amiga dos Animais”.

O que você talvez não saiba é que esse engajamento vai muito além do bom tratamento e da acolhida que a imobiliária oferece aos animais que visitam a sede da empresa.

Por aqui, convivemos diariamente com o Condô e a Casarete, que foi adotada pela equipe depois de sofrer um acidente em frente à imobiliária. Ela tem um casinha para chamar de sua, é bem alimentada e recebe muito carinho e atenção.

Nós sabemos que não estamos fazendo nada de extraordinário, porque esse é o tratamento básico que todo cãozinho merece. Mas, infelizmente, nem todos têm acesso às mesmas condições. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. 

Pet Ajuda Casarão já garantiu mais de 300 castrações

Para ajudar a mudar essa realidade de abandono e maus tratos, a Casarão Imóveis assumiu, desde maio de 2019, um compromisso com a ONG SOS Animais, responsável por um trabalho super importante em Pelotas: eles arrecadam recursos para castração de cachorros e gatos de rua.

O projeto recebeu o nome de Pet Ajuda Casarão. “O foco são as castrações, porque entendemos que essa é a forma mais eficiente de combater o abandono, evitando que nasçam novos indivíduos indesejadamente”, explica a presidente da ONG, Helena Lima Aldrighi.

De fato, a Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil) classifica a castração como o “mecanismo mais eficaz e humanitariamente correto que se conhece para impedir que cães e gatos procriem descontroladamente”. 

Mas a cirurgia tem um custo — alguém precisa pagar para castrar os animais que vivem na rua. Por isso, a Casarão Imóveis se comprometeu a repassar um valor fixo mensalmente à SOS Animais para viabilizar mais castrações. Desde que o Pet Ajuda teve início, a Casarão já viabilizou, até outubro de 2021, mais de 300 castrações. Totalizando um total de R$ 43.000,00 em doações.

Para se ter uma ideia, para cada bebê humano que nasce, nascem também 15 cães e 45 gatos. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes. Isso significa que, com essa humilde contribuição, a Casarão evitou que milhares de filhotes de animais abandonados viessem ao mundo nos próximos anos. 

Projeto Vira Tampa Solidária também contribui

Na sequência do Pet Ajuda, a Casarão está participando do projeto Vira Tampa Solidária, campanha criada por voluntárias de Pelotas que tem o objetivo de arrecadar recursos para animais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O dinheiro vem do recolhimento de tampinhas de plástico — que são vendidas para a reciclagem — e vai para as ONGs que apoiam os animais. Em setembro, a Casarão passou a ser uma das instituições engajadas com a arrecadação.

Para dar o exemplo e mostrar como não demora muito para encher um galão de cinco litros com tampinhas, iniciamos a coleta entre os funcionários da empresa. Eles percebem que demora um pouco para adquirir o hábito, mas, depois que pegam o costume, separar as tampinhas para doação vira uma atitude automática.

Adoção responsável

Helena, presidente da ONG SOS Animais, fundada em 1999, lembra que a castração, embora vital para frear a reprodução dos animais de rua, não resolverá todos os problemas.

“Somente a castração, isolada, não é suficiente. É preciso trabalhar a tutela responsável paralelamente. Nós procuramos incentivar isso por meio de feiras de adoção promovidas pela ONG, oportunidade em que tanto protetores quanto adotantes precisam se comprometer com requisitos para doar e adotar, além de assinar um contrato no ato de doação e adoção”, ensina.

Por seu posicionamento de apoiar a causa animal, a Casarão Imóveis costuma ser procurada para ajudar na divulgação de cães abandonados que precisam de um lar. Um bom exemplo é o Alemão. Enviamos nosso fotógrafo profissional para fazer fotos do lindo cachorro e contamos sua história em nossos canais de comunicação para auxiliar que ele encontrasse um lar para chamar de seu. Veja a publicação aqui.

Agir com responsabilidade e respeito ao animal de rua deveria ser um comportamento padrão, mas, infelizmente, não é isso que acontece. É exatamente por isso que estimular a adoção consciente, aliada à castração, é a única saída para mudar essa realidade no longo prazo.

Concorda com o diagnóstico e quer fazer a sua parte nessa causa? Entre em contato com a SOS Animais pelo número (53) 98414-4374 ou (53) 98120-6231 e colabore com a adoção ou ajuda para as castrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *