Como saber se um imóvel é uma oportunidade imperdível

Imóvel é uma oportunidade imperdível

A não ser que você seja um multimilionário, a aquisição de um imóvel jamais será algo banal. O longo processo de poupar, pesquisar e analisar demanda muito planejamento. Se a compra é à vista, você estará se despedindo de um dinheiro que economizou por muito tempo; se é financiada, o compromisso de pagar as parcelas terá um impacto considerável no seu orçamento durante muito tempo.

Mas quando surge uma grande “barbada”, será que acelerar esse planejamento não vale a pena? Em tempos de crise, muitos proprietários aceitam vender seus imóveis por um preço muito abaixo do inicial, o que torna esse tipo de situação mais comum. Nesse post, apresentamos algumas dicas para identificar quando um imóvel é uma oportunidade realmente imperdível.

Quando o imóvel é uma oportunidade?

Antes de tudo, tenha em mente que, ao concluir que está diante de um excelente negócio, você vai deixar o cavalo encilhado passar se não tiver a vida financeira organizada para aproveitar a chance. Garantida a premissa, fique ligado nas seguintes dicas:

 1. Compare metro quadrado

Descubra o preço dos demais imóveis na região e compare o preço médio do metro quadrado. Mas lembre-se que há inúmeros fatores que contribuem para a variação do preço na mesma região – por isso, a assessoria da imobiliária para fazer essa análise é importante.

 2. Por que o preço baixo?

Tente descobrir qual a razão do valor do imóvel estar abaixo da média. Há diversas explicações possíveis. Nos itens seguintes você vai ter uma boa ideia sobre esses motivos.

 3. Veja se há necessidade de reformas

Quanto mais reformas um imóvel precisa, maior será o desconto no valor final da venda. Se os problemas forem estruturais, que não são resolvidos tão facilmente quanto um piso ruim, por exemplo, o desconto é maior – mas demandam atenção maior no julgamento.

 4. A localização é boa?

Procure saber absolutamente tudo sobre a região e a vizinhança. Avalie a rede de serviços (banco, farmácia, supermercado, escola, etc.), trânsito, barulho, segurança e histórico de problemas como alagamentos, queda de energia, vazamento de esgoto e outros.

 5. Qual a urgência da venda?

Muitas vezes, o proprietário quer se desfazer da sua casa ou apartamento porque está precisando do dinheiro e não pode esperar muito. Quando o motivo do preço baixo é apenas esse e você tem condições de fazer uma oferta, comprar o imóvel é uma oportunidade ótima.

 6. Pense nos adicionais

Há prédios com altas taxas de condomínio, pífias estruturas de lazer e segurança e garagens pequenas ou compartilhadas. Pense bem: comprar o imóvel é uma oportunidade se você prevê dores de cabeça com esse tipo de problema?

 7. É investimento?

Há quem pense em comprar uma casa, apartamento ou terreno não para ter um novo lar, mas sim para aplicar o dinheiro com a intenção de vender o bem valorizado anos depois. Se é o seu caso, você precisa ter muita segurança de que o preço do imóvel vai subir acima da inflação e do custo de oportunidade (quanto renderia o dinheiro caso aplicado em um investimento convencional).

 

Além dessas sete dicas, é fundamental tratar com uma imobiliária de confiança. Caso contrário, você corre o risco de adquirir um imóvel vinculado a dívidas e irregularidades. Com a Casarão Imóveis, você jamais vai se meter em uma furada desse tipo.

Gostou dos conselhos? Então compartilhe o artigo nas redes sociais. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *