4 motivos para comprar um imóvel para investimento 2


Imagine que você tenha um grande bem, que se valorizou nos últimos anos, e o venda por um preço bem maior do que pagou. Entre a compra e a venda, ainda recebeu um valor mensal por tê-lo alugado. Para quem investe em imóveis, esse cenário é bem comum.

Ter um lugar para morar é uma das mais básicas necessidades humanas, e é por isso que, mesmo com as oscilações do mercado, sempre haverá muita gente disposta a comprar ou alugar um imóvel.

Isso significa que é muito difícil que o proprietário de um imóvel fique muito tempo sem um inquilino lhe pagando aluguel. Só acontece se o bem estiver mal cuidado ou se o valor pedido estiver muito desconectado com o que é praticado no mercado.

Selic baixa forma cenário ideal para investir em imóveis

Com a Selic baixando cada vez mais, investir no mercado imobiliário se torna mais atrativo quando comparado com outros produtos financeiros. A taxa básica de juros é uma referência tanto para o rendimento pago por títulos do Tesouro Direto e outros investimentos semelhantes quanto para os juros cobrados no financiamento imobiliário.

Desse modo, a renda fixa, categoria mais segura do mercado financeiro, não garante mais uma rentabilidade tão boa quanto antes. Ao mesmo tempo, está mais barato para financiar um imóvel.

Se você tem um dinheiro parado e pode investir na compra à vista ou com uma grande entrada, melhor ainda, pois evita os juros e já vê o dinheiro rendendo assim que encontrar um morador para o seu imóvel.

Demanda e valorização constantes

Em 2019, o déficit habitacional bateu recordes no Brasil. Com essa realidade e a lei da oferta e demanda, os imóveis já existentes tendem a se valorizar naturalmente, acima da inflação.

Mas o investidor não precisa ficar refém da flutuação dos preços na perspectiva macro. Os imóveis se valorizam segundo outros critérios, como a região em que está localizado e o projeto arquitetônico.

Por exemplo, digamos que exista um bairro em desenvolvimento, para onde sua cidade está expandindo. Conforme os meses passam, melhora a infraestrutura e aumentam as opções de comércio e serviço no local. No mesmo ritmo, sobem os valores dos imóveis deste bairro.

Imóvel na planta

Outra situação em que o bem passa por uma valorização acentuada é quando ele é comprado na planta. Afinal, paga-se uma incorporadora pela promessa de entrega de um imóvel no futuro.

É uma opção que alguns consideram arriscada — se você é uma dessas pessoas, leia nosso artigo A construtora é confiável? Como comprar sem medo um imóvel na planta e fique tranquilo.

Como estamos falando em imóvel para investimento, comprar na planta vale a pena porque não existe a pressa de se mudar logo para o local.

Diversifique e construa um patrimônio

Quem já tem alguma experiência no assunto sabe que a diversificação é um dos “mandamentos” no mundo dos investimentos. É a velha história de não colocar todos os ovos na mesma cesta, pois se uma delas cai e eles quebram, você não passa fome.

O investimento em imóveis é também uma excelente maneira de construir um patrimônio seguro, para si e para a família. Além de serem bens de alto valor, geram renda passiva quando são alugados. Isto é, garantem uma quantia mensal, como se fosse um salário, sem que o proprietário precise trabalhar.

Ficou convencido de que imóvel é boa opção de investimento? Então siga os seguintes conselhos:

  • Procure localizações com tendência à valorização
  • Imóveis na planta se valorizam de forma acentuada após prontos
  • Imóveis bem cuidados e com projetos arquitetônicos diferenciados são mais atrativos

Pronto para investir? A Casarão Imóveis apresenta a você os melhores imóveis em à venda em Pelotas e Santa Maria. Navegue pelo nosso site e confira, ou então entre em contato com a gente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “4 motivos para comprar um imóvel para investimento