Como guardar dinheiro: 8 dicas para viver de forma mais econômica 5


Todo mundo tem sonhos. Comprar um carro, adquirir o imóvel próprio, fazer uma viagem de volta ao mundo… Infelizmente, para alcançá-los há alto custo financeiro. Mas se você não consegue guardar dinheiro para tornar esses desejos realidade, é porque está gastando demais em relação à sua renda. Nada que algumas noções básicas de organização financeira não ajudem.

A primeira delas é ter o costume anotar todos os gastos, desde os mais insignificantes, como o cafezinho depois do almoço, até os mais caros, como o aluguel do apartamento. O velho caderninho serve, mas uma planilha no Excel ou um software de organização de finanças pessoais são bem melhores.

Feito isso, o passo seguinte é analisar as anotações e descobrir quais são os principais gargalos. Com as despesas colocadas no papel ou na tela, fica muito mais fácil visualizar quais os gastos que mais prejudicam o seu orçamento. A partir daí, trace metas de economia e comece a apertar o cinto.

8 dicas para guardar dinheiro

Leia os seguintes conselhos, leve-os a sério e consiga, finalmente, economizar o dinheiro que está precisando para realizar seus grandes sonhos:

 1. Cozinhe

Entre as maiores despesas de qualquer família está a alimentação. Quando várias refeições são feitas em restaurantes, os gastos disparam. Se isso for permitido no seu local de trabalho, leve uma marmita com comida de casa. Nos finais de semana, prefira a cozinha ao point da moda.

 2. Revise os planos de assinatura

Seus gastos mensais fixos precisam ser tão altos? Em vez de tantos minutos para falar no celular, não seria melhor um plano mais barato que priorize a internet para se comunicar via Whatsapp? E quanto à TV por assinatura, será que assinar o Netflix não é o suficiente? Outra dica é assinar as versões digitais dos seus jornais e revistas preferidos, que costumam ser mais econômicas.

 3. Administre melhor seu dinheiro

A gestão do dinheiro no banco, em investimentos e em cartões faz bastante diferença no final do ano. Tem dinheiro parado? Converse com o seu gerente e descubra opções que rendem mais do que a poupança. Tem dívidas com juros altos? Faça um empréstimo consignado, a juros menores, e pague tudo de uma vez. Ah, e jamais use cheque especial e o crédito rotativo do cartão.

 4. Mude seus hobbies

Se você quer guardar dinheiro, está na hora de priorizar programas gratuitos. Em vez de cinema e shows caros, informe-se sobre os eventos culturais abertos na sua cidade. Para não precisar pagar a mensalidade da academia, exercite-se correndo no parque.

 5. Vá a pé

O transporte é outro gasto significativo, principalmente para uma pessoa que estuda e/ou trabalha. Sempre que for possível, desloque-se a pé ou de bicicleta. Se não der, a preferência é ônibus e carona (dar ou receber), dividindo os gastos com gasolinas. Evite ao máximo ir de carro sozinho ou pegar táxi.

 6. Seja um consumidor consciente

Não há como guardar dinheiro se você não deixar de comprar por impulso. Gaste dinheiro apenas quando for necessário, e procure aproveitar cupons de descontos, promoções e programas de fidelidade. E crie o costume de comparar os preços antes de comprar – há serviços online que facilitam essa tarefa, como o Buscapé, Bondfaro e Google Shopping.

 7. Trabalhe mais

Se você tiver disposição e disponibilidade, procure oportunidades de aumentar o seu salário. Pode ser fazendo horas extras ou trabalhando como freelancer prestando consultoria na sua área de atuação.

 8. Não esqueça de aproveitar a vida

Na verdade, essa não é uma dica que vai fazer você guardar dinheiro, mas não poderíamos deixar de fazer esse adendo. Você deve levar os seus planos a sério, mas não a ponto de parar de aproveitar alguns prazeres que custam dinheiro. Então cuide para não se tornar uma pessoa mesquinha.

Se você não quer abrir mão de momentos como um final de semana na praia ou delícias como o risoto do seu restaurante preferido, de repente vale a pena suavizar um pouco as suas metas e ter uma rotina mais feliz.

O que achou das nossas dicas? Pronto para ter um dia a dia mais econômico e guardar dinheiro? Se o seu grande sonho é adquirir uma casa ou apartamento, a Casarão Imóveis pode ajudar. Entre em contato conosco e faça uma simulação financeira para planejar a compra do imóvel tão sonhado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Como guardar dinheiro: 8 dicas para viver de forma mais econômica