Atenção à vistoria: não esqueça da ressalva 2


Quando o inquilino recebe as chaves do imóvel, é difícil conter a euforia. Ele pensa logo em convidar os amigos para conhecer seu novo lar e já começa a trabalhar na decoração para deixá-lo com a sua cara.

O problema é quando essa empolgação o faz ser relapso em uma etapa muito importante: a vistoria. A não ser que o imóvel acabe sendo comprado, um dia o contrato de aluguel vai se encerrar, e o proprietário terá de receber seu bem nas mesmas condições em que o cedeu.

É justamente para isso que serve a vistoria. Só que ela não é uma garantia apenas para o proprietário — é também para o inquilino. Se o processo for feito com a devida atenção, ele não será cobrado por possíveis danos anteriores ao seu ingresso no imóvel.

O que é vistoria

Vistoria é um processo que ocorre na entrega das chaves de um imóvel alugado. O inquilino recebe o termo de vistoria, um documento em que são listadas detalhadamente as condições do imóvel e itens (móveis, utensílios, aparelhos, etc.) que nele se encontram. Esse termo integra o contrato de aluguel.

O que é ressalva da vistoria

Ressalva da vistoria é o ato de contestar um possível desencontro entre o que consta no termo de vistoria e as reais condições do imóvel.

Imagine que, de acordo com o termo de vistoria, as paredes da sala do imóvel são amarelas e a pintura está em bom estado. Só que, na realidade, elas estão manchadas ou pintadas de outra cor.

Nesse caso, deve ser feita a ressalva da vistoria, ou seja, entra-se em contato com a imobiliária, comunica-se o que tem de diferente em relação à descrição do documento e o que foi observado e agenda-se uma nova vistoria.

Após a entrega das chaves, há um prazo de sete dias úteis para a ressalva ser apresentada. Passado esse período, o inquilino perde o direito de alterar o termo de vistoria.

Voltando ao exemplo anterior, se o prazo for perdido, isso quer dizer que, antes de desocupar o imóvel, o inquilino terá de deixar as paredes da sala na cor amarela e em bom estado, mesmo alegando que não foi assim que o recebeu.

Vistoria na Casarão Imóveis

A Casarão Imóveis conduz o processo de vistoria com seriedade, para que tanto proprietário quanto inquilino saiam satisfeitos. Além do parecer com os detalhes do imóvel, são anexadas fotos ao termo de vistoria, uma maneira de facilitar a análise.

Com essa minúcia, é difícil que aconteça uma discrepância grande, como no exemplo das paredes de cor diferente. Mas pequenas divergências podem ocorrer, e é por isso que recomendamos a máxima atenção na vistoria e o cuidado para não perder o prazo da ressalva.

Basta seguir estes passos:

  1. Confira atentamente a vistoria e confronte os itens que constam nela com o estado real do imóvel.
  2. Além de contestar as informações descritas no termo, veja se há possíveis danos (em portas, fechaduras, chão, paredes, móveis, etc.) não listados.
  3. Envie seus apontamentos à Casarão por e-mail ou abra um chamado na Casarão Digital.
  4. Aguarde o contato da imobiliária para agendar uma nova vistoria.

Após a nova avaliação, é feito um adendo ao termo de vistoria. Se estiver tudo nos conformes, o contrato de aluguel já pode ser formalizado.

Como ocorre a entrega das chaves

E depois, no momento de se despedir do imóvel? O termo de vistoria assinado pelo inquilino é resgatado e é feita uma avaliação para determinar se as condições do imóvel na devolução são as mesmas registradas no início do contrato.

O processo completo é o seguinte:

  1. Comunique a imobiliária que está deixando o imóvel.
  2. Dependendo do prazo estabelecido no contrato, pode haver a cobrança de multa de rescisão.
  3. Nas demais situações, após a comunicação de saída há 30 dias para desocupar o imóvel, entregar as chaves e pagar o valor da vistoria.
  4. Se houver necessidade de reforma para atender às condições que constam no termo de vistoria, ela deve ser feita dentro desse prazo de 30 dias.
  5. Caso o imóvel seja entregue nas mesmas condições, você não precisa se preocupar com mais nada.
  6. Não sendo possível realizar a adequação no período estipulado, deve ser feito um novo comunicado de entrega, para prorrogar o prazo por mais um mês.

Ficou com alguma dúvida? Acesse a página de contato e confira nossa lista de telefones, ou então mande uma mensagem por e-mail, selecionando o setor de Vistorias no formulário.

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2 thoughts on “Atenção à vistoria: não esqueça da ressalva

  • Rafael

    Muito legal o post, mas o que eu não entendo é o porque é pago o valor de 97Reais para ser realizado a vistoria
    e eu tenho que refazer o que eu paguei para ser feito ?No meu caso, paguei o valor e o rapaz não viu que em 2
    comodos a luz não estava funcionando, que as portas estavam marcadas. Eu, que não trabalho com isso notei esses
    esses dois “Pequenos detalhes”.
    Acho o valor alto para um serviço que não é feito ou feito de uma maneira porca.

    • Marketing Casarão Post author

      Olá! Lamentamos sua insatisfação. Cabe-nos esclarecer que nem sempre a rede elétrica do imóvel está ativa, por esse motivo iluminação e demais aspectos que demandem energia ficam para verificação no período de 7 dias dado ao inquilino para contestações – nossa ressalva da vistoria. Ficamos à disposição para mais informações pelo e-mail ouvidoria@casaraoimoveis.com.br Um abraço!