Arraiá Digitá – a festa junina da Casarão Imóveis 2


“Nesta noite de festança

todos caem na dança

alegrando o coração

Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça

Em louvor a São João”

São João é sinônimo de fogueira e alegria. As comemorações juninas costumam ser vibrantes, coloridas, com muita dança, quitutes e calor humano. Acabo de descrever itens valiosos cuja falta é sentida em meio a essa pandemia que pede a todos o distanciamento social. Na Casarão, como já contei um pouquinho nesse texto, somos calorosos e muito amigos. Em nossa rotina havia os almoços com papo no refeitório, happy hour dos setores e churrascos animados. Faz parte da nossa cultura cultivar relações de afeto e conhecer nossos colegas e suas famílias. 

Recentemente, durante o “Vamos falar sobre transformação”, evento interno que se propôs a debater as transformações individuais e coletivas que temos passado e aconteceu de forma digital, ficou nítida a saudade que os colaboradores vêm sentindo dos colegas. Nosso contato permanece constante mas o que estava prevalecendo eram as trocas profissionais. A comunicação estava mais voltada a questões de trabalho e mais escasso o tempo de simplesmente sentar e bater papo sobre a vida, contar do último filme que assistiu ou comentar os memes da internet.

A equipe se mostrou sensível, carente de espaços de conversa no âmbito pessoal. Estava faltando a “hora bar”. Recentemente, em uma palestra do Romeo Busarello, da Tecnisa, no evento Aluguel Master da Agência Cupola, ele trouxe o conceito de “hora bar” como o momento em que os vínculos se estreitam e a criatividade flui com mais naturalidade. Esse tempo investido na construção e manutenção de relações tem papel fundamental no bem-estar e na construção de uma rede de contatos. Além disso, configura o chamado “suporte social”, segundo diversos estudos científicos o maior preditor de sucesso e felicidade, um poderoso antídoto para o estresse e a depressão.

Era hora de alimentar essa fogueira das amizades que preenchem o coração e são comprovadamente uma força nas organizações. Foi assim que surgiu o primeiro (observe que temos feito muitas coisas pela primeira vez nesse cenário de Covid) Arraiá Digitá da Casarão.

Arraiá Digitá da Casarão Imóveis

Convidamos a equipe a compartilhar receitas familiares de quitutes juninos, tirar a camisa xadrez do armário, vir se divertir e matar a saudade dos colegas. Tudo feito internamente, com muita simplicidade e utilizando o Zoom, uma ferramenta de vídeo chamada. O resultado foi surpreendente: recebemos receitas que viraram um e-book, vimos casas decoradas, colegas com indumentária caipira completa.

E mais, ganhamos um reforço na área de Gente e Comunicação. O companheiro de uma colaboradora, que tem o rádio como hobby, espontaneamente criou uma vinheta para o nosso evento.


O Arraiá Digitá foi um sucesso! Houve até quem dançasse quadrilha no meio da sala com a família. E, sobretudo, matamos um pouco a saudade e aquecemos nossa fogueira de amizade e suporte social para seguir enfrentando os desafios de 2020. Uma festança e tanto, sô!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Arraiá Digitá – a festa junina da Casarão Imóveis