Aqui tem um lugar para você

Apartamentos mobiliados alugam mais rápido — descubra o motivo


Investir em apartamentos mobiliados é uma das melhores alternativas para quem quer fazer seu dinheiro render.

Já mencionamos, aqui no blog, que o aluguel é uma fonte de renda passiva e garantida para o proprietário do imóvel: ele recebe todo mês aquela quantia, sem precisar fazer nada.

Partindo desse princípio, por que é uma vantagem quando este imóvel é mobiliado? É o que vamos responder neste post. Boa leitura!

Por que investir em um apartamento mobiliado?

É bem simples: um imóvel mobiliado é mais atrativo para os inquilinos.

“Hoje, temos uma oferta escassa de apartamentos mobiliados, por isso a rapidez na locação é a grande vantagem dos imóveis desse tipo”, explica Alexandro Teixeira Flores, gerente de locações da Casarão Imóveis.

Para o proprietário, é importante que o imóvel esteja ocupado na maior parte do tempo, ou seja, que ele não demore para ser alugado após a compra ou depois que um inquilino o desocupa.

Sem um morador, o dono assume o pagamento do IPTU e taxa condominial. É sempre bom, portanto, avaliar a atratividade do imóvel antes de investir. Quanto mais atrativo, maior a procura e mais rápido ele será alugado.

Quais as vantagens para o inquilino?

Além da escassez na oferta, é a praticidade que torna os apartamentos mobiliados mais atrativos.

“Em Pelotas, por exemplo, há muitos estudantes universitários que vêm de longe, por isso não trazem mudança, é muito caro. Então eles procuram primeiro imóveis mobiliados”, conta Flores.

Podemos resumir as vantagens dos apartamentos mobiliados para os inquilinos em quatro itens:

1. Economia

Quando um inquilino se muda para um imóvel que já está mobiliado, deixa de gastar com o frete, como ressaltamos acima, e com a compra dos móveis e eletrodomésticos.

2. Menos estresse para se estabelecer

Para quem precisa comprar os itens que faltam, às vezes o pior nem é a questão financeira, mas o tempo e incômodo de pesquisar pelos produtos, esperar a entrega, improvisar enquanto eles não chegam, etc.

3. Menos estresse para deixar o imóvel

Há inquilinos que pensam adiante. Um estudante universitário, por exemplo, pode querer voltar à sua cidade natal depois de concluir seu curso, ou se mudar novamente em busca de trabalho ou pós-graduação.

Nesse tipo de situação, é desejável que ele não precise se preocupar em vender sua mobília ou buscar um serviço de mudança para levá-la ao novo destino.

4. Harmonia, beleza e aproveitamento dos espaços

Em um apartamento mobiliado, a tendência é que a área seja mais bem aproveitada e haja uma harmonia visual entre os móveis. O que torna o imóvel mais belo aos olhos do inquilino.

Outro benefício é que o futuro morador consegue ter uma noção muito melhor de como será seu futuro lar e a utilização dos espaços.

Isso tudo, é claro, se o apartamento tiver sido mobiliado com critério, o que nos leva ao tópico seguinte.

Não é qualquer tipo de mobília

E o que seria mobiliar com critério? É deixar o imóvel funcional, de maneira que ele dê praticidade ao inquilino, mas sem exageros. O ideal é que ele tenha o básico.

“O básico é uma cozinha completa, cadeiras, sofá, televisão, cama, roupeiro e ar condicionado. No banheiro: espelho, box blindex e armarinho”, esclarece o gerente de locações da Casarão. “O que nunca aconselhamos em um imóvel mobiliado é decoração“, acrescenta.

Segundo ele, muitos proprietários trazem coisas de suas casas para mobiliar o apartamento que querem alugar, sem respeitar a harmonia do imóvel, deixando-o sem um padrão.

“Em contrapartida, nos apartamentos em que a mobília é feita sob medida, a locação sai rapidinho“, conclui Flores.

Além disso, se a mobília não ultrapassa o básico, o morador tem a possibilidade de preencher os espaços que restam com seus itens preferenciais, para deixá-lo com a sua cara.

Quer ficar por dentro das ofertas de imóveis mobiliados para investir em Pelotas e Santa Maria? Cadastre-se para receber todas as informações que você precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *