O que você precisa saber antes de comprar um imóvel

antes de comprar imóvel

Comprar uma casa ou apartamento é um grande passo. Afinal, estamos falando ao mesmo tempo de um lar e de um pesado investimento. Por essas e outras, todo o cuidado e planejamento antes de comprar um imóvel é pouco. Mas a tarefa também não é nenhum bicho de sete cabeças. Seguindo as dicas desse artigo, dificilmente você vai errar na compra.

 

Que tipo de imóvel você quer?

Antes de comprar um imóvel, pare e pense no que você quer. Se é uma pessoa solteira, por exemplo, um apartamento de um dormitório perto do seu local de trabalho pode ser suficiente.

Caso tenha dois filhos e deseje comprar um imóvel para eles morarem enquanto cursam a faculdade, provavelmente precisará de um local perto da universidade (ou com uma linha de ônibus passando próxima), com dois dormitórios amplos, que sirvam ao mesmo tempo de quarto e sala de estudos.

Enfim, o tamanho e a localização do imóvel vão depender da sua necessidade. É muito importante que você não avalie apenas o cenário momentâneo. Estamos falando de um investimento a longo prazo, então pense no lar que você vai precisar daqui a alguns anos e décadas.

A partir daí, continue filtrando as opções de acordo com suas preferências, como o estado de conservação (caso você compre usado), serviços do condomínio, proximidade com supermercado, vizinhança, segurança, garagem, posição em relação ao sol e o que mais você achar importante.

 

Planejando a compra

Agora que você já sabe o que quer, comece a avaliar as opções. Faça uma pesquisa e descubra qual o preço médio do metro quadrado na região desejada. Assim, você já poderá concluir qual é o custo-benefício dos imóveis encontrados, selecionando apenas os que mais valem a pena. Aplicando todos esses filtros, escolher fica muito mais fácil.

Encontrou o local ideal? Agora basta planejar o pagamento. Tendo o dinheiro para pagar à vista, fica tudo muito mais fácil.

Se a intenção é financiar, o processo, apesar de burocrático, não precisa ser uma dor de cabeça. A Casarão Imóveis é Correspondente Automatizado da Caixa, ou seja, você pode financiar o imóvel diretamente na imobiliária, que lhe presta todo o auxílio quanto à documentação necessária. Você não vai ficar desamparado nunca.

Antes de fechar o financiamento, faça um planejamento financeiro para os próximos anos. De imediato, você vai precisar de uma boa reserva para a entrada. O percentual mínimo do valor do imóvel que pode ser financiado varia de acordo com as linhas de crédito, mas, seja qual for, quanto maior a entrada, menores serão os pagamentos mensais e o valor final da compra.

O ideal é que as parcelas não comprometam um percentual muito grande do seu orçamento, para que não haja risco de inadimplência. Geralmente, os bancos não permitem prestações que representem mais de 30% da renda do tomador de crédito. Tome esse número como referência, desde que não falte dinheiro para as outras despesas essenciais da família.

Pronto para comprar o imóvel? Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe o artigo nas redes sociais. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *