Alugar direto com proprietário vale mesmo a pena? 2


É recorrente, entre futuros inquilinos, o desejo de alugar direto com proprietário. Desse jeito, elimina-se o intermediário e lida-se somente com o dono do imóvel. A intenção é simplificar e, ao mesmo tempo, ter mais flexibilidade para definir questões relacionadas ao aluguel.

Alugar direto com proprietário é também uma maneira de fugir da burocracia, especialmente no que se refere à fiança. Muitas pessoas não encontram alguém que cumpra todos os requisitos e aceite ser seu fiador. Geralmente, exige-se dele pelo menos um imóvel quitado em seu nome e uma renda de algumas vezes o valor do aluguel.

Existem alternativas ao fiador, como o seguro fiança. Mas elas costumam tornar o custo final para o inquilino mais alto. Em tempos de grande instabilidade econômica, sabemos que o orçamento das famílias é apertado e, portanto, qualquer despesa a mais faz uma grande diferença.

Falando em valores, eis outro fator, talvez o principal, que leva as pessoas a procurarem opções de aluguel direto com proprietário: o preço. Sem o intermediário, espera-se que o aluguel seja mais barato. Muitas vezes, isso é verdade. Mas você precisa tomar cuidado e se certificar de que esse é o caso do imóvel que está considerando alugar.

Nem sempre o locador tem bom senso ou critérios racionais para definir o preço que cobra para alugar seu imóvel. Então, se você fechar o negócio somente porque conseguiu um acordo direto com o proprietário, pode estar pagando um valor acima do que é praticado no mercado.

Além disso, os reajustes são transparentes e muito claros com a imobiliária. É utilizado o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), então o valor só aumenta conforme esse indicador. Já o proprietário novamente usa critérios subjetivos ao definir um novo valor de aluguel, geralmente ignorando completamente os índices de inflação do país.

Qual a vantagem de alugar por meio de uma imobiliária?

Já que acabamos de falar na questão financeira, a imobiliária sempre orienta seus clientes proprietários a estabelecerem um preço justo, compatível com o mercado. Então você não correrá o risco de pagar um valor maior do que deveria. Mas a principal razão para você evitar o aluguel direto com proprietário está na segurança.

A imobiliária tem toda a experiência para fazer um contrato de aluguel que contemple os direitos e deveres tanto do proprietário quanto do inquilino. Sempre respeitando a Lei do Inquilinato. Há regras, por exemplo, sobre as condições para que o dono tenha o imóvel de volta para si, que precisam ser respeitadas, de modo que o locatário não seja prejudicado.

Além disso, ao ter uma imobiliária fazendo a mediação, evita-se desgastes desnecessários entre as duas partes. Ao alugar direto com proprietário, pode haver discussões sobre reajuste nos valores ou responsabilidade por determinada questão do imóvel. Com a imobiliária, há pessoas dedicadas a resolver possíveis impasses com o máximo profissionalismo.

Aluguel sem fiador resolve seu problema

Por fim, mas não menos importante: como fica a questão da fiança? Se os argumentos expostos acima o convenceram de que o serviço da imobiliária é importante, mas você ainda não tem alguém para servir de fiador, não se preocupe. Pesquise as opções da Casarão Imóveis com a modalidade de aluguel sem fiador

Exatamente, você poderá alugar um imóvel sem precisar apresentar um fiador e sem nenhum custo adicional. A garantia para o proprietário fica por conta de um seguro fiança, mas não é o inquilino quem paga por ele. Isso acontece graças a uma parceria entre a Porto Seguro, a Casarão Imóveis e o proprietário. A oferta é válida para imóveis residenciais somente e para entender como ele funciona, leia esse post.

Veja um depoimento de quem já alugou sem fiador:

Se você quer alugar um imóvel com toda a segurança que apenas uma imobiliária de tradição e confiança proporciona, confira as opções disponíveis na busca do site da Casarão Imóveis. Ficou com alguma dúvida sobre nossos serviços? Deixe um comentário abaixo ou fale conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Alugar direto com proprietário vale mesmo a pena?

  • Iliilda Rimoli.

    Estou pensando em alugar um imóvel por minha conta. Fico livre das taxas da imobiliária 10 ,por cento no caso

    • Mkt Casarão

      Sra. Iliiilda, lamentamos que os argumentos do texto não tenham sido suficientes. A respeito das taxas, em se tratando de nossa imobiliária estas não são fixas em 10%, caso queira mais informações posso encaminhá-la ao setor de proprietários. Um abraço, e sucesso!