Aqui tem um lugar pra você

5 coisas que você não sabia sobre o Minha Casa Minha Vida 30

Minha casa minha vida

Todo mundo já ouviu falar no Minha Casa Minha Vida, que concede subsídio e taxa de juros atrativa para famílias de baixa renda financiarem seus imóveis. Mas será que você conhece todas as possibilidades do programa? Informar-se bem é o primeiro passo. Por isso, listamos abaixo 5 detalhes importantes para quem quer se tornar um beneficiário.

1. Tem que ser a primeira moradia

O programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo federal para diminuir o déficit habitacional do país. Por isso, ele é exclusivo para famílias que não possuem uma moradia própria.

O beneficiário também não pode ter sido contemplado com outro benefício de natureza habitacional oriundo do poder público. Essa regra vale inclusive para programas de desconto na compra de materiais de construção para ampliar ou reformar uma unidade habitacional.

2. Pode usar o Fundo de Garantia

Quem trabalha com vínculo empregatício formal recebe mensalmente um depósito no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse valor serve principalmente para auxiliar o trabalhador caso ele seja demitido.

No Minha Casa Minha Vida, o saldo do fundo pode ser utilizado como entrada ou para amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento. Essa só é uma possibilidade, porém, quando o beneficiário acumulou pelo menos três anos de trabalho com depósitos no FGTS (não precisam ser ininterruptos).

3. Família com dependente recebe 100% de subsídio

Uma família unipessoal, ou seja, composta apenas por uma pessoa, não recebe o valor total do subsídio concedido no Minha Casa Minha Vida. Isso muda quando há mais um participante no financiamento (outro membro da família que tenha renda) ou então um dependente.

Pode ser considerado dependente um filho ou enteado de até 21 anos ou de qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho. Filhos que estudam podem ser considerados dependentes também, se tiverem até 24 anos.

4. A parcela não pode exceder 30% da renda

Os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida precisam comprovar renda para demonstrar à Caixa que têm condições de arcar com as parcelas. E o valor pago mensalmente não pode ser equivalente a mais de 30% do que a família recebe, seja qual for a faixa de renda em que ela se enquadra.

Essa é uma regra que serve para prevenir a inadimplência, pois supõe-se que é necessário pelo menos 70% dos rendimentos para manter a subsistência da família. Então, de maneira alguma se deve burlar a comprovação de renda na hora de aderir ao programa, pois essa é uma proteção também para o beneficiário, como você entenderá no tópico seguinte.

5. O beneficiário pode perder o imóvel

Quando o beneficiário atrasa duas ou mais prestações, ele pode perder o imóvel adquirido. Segundo a Cartilha de Direitos e Deveres do programa, a dívida é cobrada toda de uma vez e, no futuro, não será possível adquirir outro imóvel com os descontos e vantagens do Minha Casa Minha Vida.

Por isso que “dar um jeito” na comprovação de renda e “se virar” depois para pagar as prestações não é uma ideia segura — até porque, além do imóvel, perde-se todo o dinheiro investido até o momento. Ao menor sinal de dificuldades para pagar as parcelas, a orientação é procurar a Caixa imediatamente.

Caso você já esteja decido a encontrar um imóvel, cadastre-se no Compra Certa Casarão. Nossa equipe de especialistas vai lhe ajudar, selecionando e enviando apenas as ofertas que se encaixam no seu perfil.

Quer informar-se sobre os imóveis do Minha Casa Minha Vida à venda atualmente e saber como se tornar um beneficiário do programa? Então entre em contato, pois a Casarão Imóveis está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas. Ou deixe um comentário abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 pensamentos em “5 coisas que você não sabia sobre o Minha Casa Minha Vida

  • Beta

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber se uma pessoa que ganhou
    O apartamento pode vender ?

    Ou se ela quitar o apartamento
    ela pode vender também?
    Aguardo a resposta!

    • Mkt Casarão

      Olá! Para lhe dar uma resposta concreta seria necessário avaliar seu contrato pois cada um tem suas peculiaridades.
      Por exemplo, em se tratando de minha casa minha vida, o imóvel que obteve subsídio para ser vendido antes de 5 anos precisará devolver todo ou parte do subsídio recebido, a depender do tempo.
      Cada contrato terá seus detalhes para venda, por isso nos coloco à disposição pra avaliar seu contrato e lhe orientar pelo email financiamentos@casaraoimoveis.com.br será um prazer ajudá-la!
      Abraço

    • Adriana

      Boa tarde mora eu e meu filho meu marido ele é uber meu filho tem 3 anos não tem quem eu por pra ser dependentes o que eu faco

      • Casarão Imóveis

        Olá, Beta! No momento da simulação apresente a certidão de nascimento do seu filho, ele pode ser o seu dependente 🙂 Ficou mais dúvidas? Podemos ajudá-la!

      • Flavio

        Olá meu irmão se encaixa nos requisitos para ser dependente… minha dúvida… ele entrando como meu dependente agora poderá no futuro financiar um imóvel pelo casa verde e amarela com direito a subsídio ou terá algum prejuízo?

        • Casarão Imóveis

          Olá, Flaviona! Você é cliente de Pelotas ou Santa Maria? Deixe seu contato para que nossos corretores ajudem você a comprar um imóvel pelo Casa Verde e Amarela. Abraços

    • Veridiana de siqueira

      Ola, mandei uma proposta para caixa porem não aprovaram porque minha renda é maior que a do meu namorado e ele seria o primeiro proponente por ser mais velho , porque isso implica na aquisição do imóvel sendo que o contrato será no nosso nome junto e vamos pagar junto ?

      • Casarão Imóveis

        Olá, Veridiana! Você é cliente de Pelotas ou Santa Maria? Deixe seu contato para que nossos corretores ajudem você a finalizar o financiamento. Abraços

  • Gonzaga dos Reis Guimarães

    Tenho uma cliente que tem interesse em adquirir um imóvel financiado pela Caixa, ela quer usar o pai que é aposentado ele tem mais de 65 anos queria usar ele como dependente.

    • Casarão Imóveis

      Olá Gonzaga! Como vai? Segundo as regras da Caixa para configurar como dependente o familiar não pode ter nenhuma renda. Como ele recebe aposentadoria, não entraria nas regras da CEF. Estamos à disposição caso tenhas mais dúvidas. Abraço!

  • Patricia

    Olá boa tarde! minha mãe tem 46 anos, já fez mas de 12 cirurgias devido um cancer nos ossos e até hj não esta curada. também tem problema na cabeça! posso colocar ela como dependente no meu financiamento? detalhe: ela não tem nenhum tido de beneficio e nem é aposentada.

    • Casarão Imóveis

      Olá, Patricia! Como vai? Você está em Pelotas? Convidamos você a visitar a nossa imobiliária para conversar com a nossa especialista em financiamentos, a Adriane. Existe a possibilidade de encaixar a sua mãe como dependente, mas é necessário conhecer o caso e ver algumas documentações para comprovar. Agende seu horário pelo telefone ou WhatsApp, nosso número é (53) 3284.0882. Abraços!

      • Guilherme

        Olá, tenho uma união estável declarada em cartório com a minha companheira! Estou dando entrada na documentação para um financiamento de um apartamento, acontece que o corretor informou que ela não pode entra no financiamento devido não ter renda no momento. Ela não pode entrar como minha dependente ? Obg.

        • Casarão Imóveis

          Olá, Guilherme! Como vai?
          No caso de operação com direito a 100% do desconto (fator social), apresentar um dentre os seguintes documentos:
          Se união estável reconhecida em cartório: escritura de união estável e documentos pessoais do(a) companheiro(a). Abraço!

    • Casarão Imóveis

      Olá, Maria! Como vai? Se residência compartilhada com parente até 3º grau: Mãe, Pai, Irmão(a), Tio(a), avós, sobrinho(a), é necessário apresentar os seguintes documentos:

      Documento pessoal de identificação do parente;
      Comprovante de residência do parente;
      Declaração de parentesco assinada pelo proponente e parente;
      Declaração assinada pelo parente atestando que não recebe nenhum tipo de renda, se for o caso.

  • Maria Carvalho

    É possivel financiar um imovel usado, utilizando a linha de credito do programa casa verde amarela?
    E, existe um documento que o vendedor do imovel usado tenha que apresentar para que o imovel seja declaro “imovel novo”?
    Se eu desejo comprar uma casa utilizando a linha de credito da caixa do minha casa verde amarela, o corretor ou vendedor estão cientes das documentações para tornar a transação possivel?

    Obrigada

    • Casarão Imóveis

      É possível financiar um imóvel usado utilizando o Programa Casa Verde e Amarela. É importante conversar com seu corretor para entender o nível de conhecimento sobre o Programa. Na Casarão Imóveis trabalhos com especialistas, portanto todos possuem expertise para auxiliar você na compra.

      Sobre a documentação necessária para considerar o imóvel novo:

      * Matrícula atualizada de 30 dias com certidão de ônus;
      * ART ou ARRT;
      * Cópia do CREA do responsável pela obra e comprovante de residência atualizado;
      * Declaração de Execução de Elementos Construtivos e Qualificação ou Certificação do Material de Construção – exclusivamente quando a tipologia do imóvel for casa nova.
      *Habite-se, caso sua data não conste na matrícula

      Ajudamos você com as dúvidas? Abraços!

  • daniely dantas

    Meus pais querem usar minha renda para complementar a compra deles de um imovel, isso me impede de conseguir o meu proprio imovel??

    • Casarão Imóveis

      Olá, Daniely. Como vai? Se você compor renda com seus pais será considerada proprietária do imóvel. Você poderá comprar um segundo imóvel, no entanto não poderá aproveitar a taxa de juros do programa Casa Verde e Amarela. Abraço!

  • Elikelvia

    O enteado pode ser declarado como dependente mesmo sem casal ser casados, ou imóvel teria que ser no nome da mãe, e do conjugue que não é pai biológico?

    • Casarão Imóveis

      Olá, Elikelvia! Como vai? A Caixa Econômica Federal não considera enteado dependente. A instituição aceita dependente de até 3º grau. Abraço!

  • Camila

    Olá, tudo bem? Eu e meu namorado estamos querendo fazer o financiamento de um apartamento. Enviamos os nossos documentos e eu não passei na analise deles. Eu posso entrar como dependente dele? Ainda não somos casados no papel. Obrigada!

    • Casarão Imóveis

      Olá, Camila! Como vai? Entre em contato com o nosso plantão de Casa Verde e Amarela, nossos especialistas ajudarão você a entender o processo de compra do primeiro apê, nosso WhatsApp é 53 32840852. Abraço!

  • Patrícia Rodrigues Oliveira

    Olá. Eu tive um imóvel leiloado pela caixa há cerca de 5 anos. Existe alguma possibilidade de eu conseguir financiar outro?

    • Casarão Imóveis

      Olá, Patrícia! Pelo programa Casa Verde e Amarela é possível a compra do primeiro imóvel, mas o financiamento em outras linhas torna-se possível a compra de outro imóvel. Você é de Pelotas ou Santa Maria? Entre em contato pelo WhatsApp: 53 3284 0852. Abraço!

  • jaqueline

    Tenho uma filha de 23 anos, e sou solteira, como faço para coloca-la como minha dependente para que eu receba um subsídio melhor ?

    • Casarão Imóveis

      Olá, Jaqueline! Você é cliente de Pelotas ou Santa Maria? Deixe seu contato para que nossos corretores ajudem você a realizar o sonho da casa própria. Abraços