Medo de investir: o que impede uma pessoa de comprar um imóvel? 1

Conheça as dúvidas na hora de investir em um imóvel.

É tanta coisa envolvida que muita gente tem um grande medo de investir em um imóvel. Para quem está vendendo, as preocupações são diferentes, mas conhecer as aflições do “outro lado do balcão” é muito importante. Afinal, sabendo o que os possíveis compradores querem, o proprietário toma as decisões certas para aumentar as chances de fazer uma boa venda.

Os medos de quem quer comprar um imóvel

Entre os principais fatores que fazem o interessado em comprar um imóvel pensar duas, três ou quatro vezes antes de ir adiante, provavelmente o maior é a questão financeira. Essa é uma preocupação normal em quem opta por um financiamento, e é mais comum quanto menor for a renda do comprador.

Não há muito que o proprietário possa fazer quanto a isso, pois a grande responsabilidade é da instituição bancária responsável pelo empréstimo. Ela que define as exigências quanto à comprovação de renda e garantias para conceder ou não o crédito imobiliário. E é também o próprio banco que corre os riscos da inadimplência.

Fechar um financiamento não é simples como fazer uma compra parcelada no cartão de crédito. Por isso, há uma certa burocracia que também assusta muitos compradores. Nisso, a imobiliária pode ajudar. Embora não decida sobre as regras de concessão de crédito, ela atua facilitando ao máximo esse processo.

É nesse ponto que o proprietário tem alguma possibilidade de minimizar o medo de comprar um imóvel por parte do comprador. De que jeito? Anunciando sua casa, terreno, loja comercial ou apartamento em uma imobiliária de qualidade, que se preocupa com os mínimos detalhes de qualquer operação, seja de compra ou aluguel.

Preocupação com as condições do imóvel

Talvez tão grande quanto o medo de ficar inadimplente e não pagar as parcelas do financiamento é o receio de estar adquirindo um imóvel em más condições. Quando ele é usado, o comprador confere cada canto antes de efetuar a transação. Mesmo assim, ele pode ter vícios ocultos, como fundação rachada e vazamentos.

Mas mesmo um imóvel comprado na planta pode apresentar problemas. Ele pode ser entregue com materiais de má qualidade, que se deterioram rapidamente ou resultam em uma acústica ruim. Além do medo de comprar gato por lebre, há o temor de não receber o imóvel por questões legais. Por isso, um comprador rigoroso nunca compra sem conhecer a construtora.

Esses transtornos podem ser evitado quando a transação tem a mediação de uma imobiliária de confiança. Mesmo que ela tenha grande interesse na venda, a reputação no mercado é fundamental para a sua sobrevivência. Para a Casarão Imóveis, trata-se de um propósito, um valor em si próprio. Por isso, nossos clientes jamais cairão em uma furada.

Quanto aos problemas que podem ser vistos a olho nu, basta que o proprietário se preocupe em deixar o imóvel “nos trinques”. Além de torná-lo mais atrativo, isso possibilita um preço de venda maior. Caso a intenção seja colocá-lo para alugar, é ainda mais importante deixá-lo em boas condições (entenda como fazer isso lendo este artigo).

Também existe a possibilidade de o comprador ter receio de que o imóvel é realmente adequado para ele. Por isso, criamos o Compra Certa Casarão. Além de economizar tempo para achar o lugar ideal, o programa também ajuda a evitar o famoso “não era bem isso que eu queria”. No Compra Certa, a nossa equipe de especialistas seleciona e oferece ao interessado apenas os imóveis que combinam com o seu perfil.

É proprietário e quer conhecer a melhor maneira de encontrar um comprador? Fale conosco. Se você está interessado em comprar um imóvel, entre em contato também, faça uma avaliação do seu perfil e conheça os riscos envolvidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Medo de investir: o que impede uma pessoa de comprar um imóvel?