Aqui tem um lugar pra você

7 mandamentos para conviver com seu colega de apê 6

7 mandamentos para conviver com seu colega de apê

Morar sozinho é tipo imagem meramente ilustrativa de franquia de fast food: melhor na imaginação que na prática. Ter colegas de apê com certeza parece mais divertido, mas acaba caindo na mesma lógica. A convivência pode ser tão difícil quanto a falta dela. Confira algumas dicas de como não matar viver em harmonia com seus colegas de apê.

1º Mandamento – Não deixarás louça na pia.

A higiene é um dos principais causadores de atrito entre colegas de apê, talvez por ser muita subjetiva e cada um ter a sua própria noção do que é ser uma pessoa higiênica. Mesmo assim, você pode adotar algumas práticas para evitar isso. O título deste Mandamento é uma delas. Provavelmente você odeia lavar louça, mas apostamos que você detesta ainda mais lavar a louça que outros deixaram para trás. Fez baguncinha? Dá aquela arrumadinha. E cobre que seu coleguinha faça o mesmo.

2º Mandamento – Não mexerás na comida do coleguinha.

Imagine que você comprou uma barra deliciosa de chocolate para comer depois da aula e deixou guardadinha num canto, à espera de seu derradeiro fim. Ao chegar em casa, você percebe que alguém chegou na frente e acabou com seu chocolate. Pessoas já morreram por ofensas bem menores! Sério, só parece engraçado quando não é com você. São coisinhas como essa que desgastam a convivência entre colegas de apê. A solução é simples, mas exige um bom nível de respeito mútuo. Sentem e conversem claramente sobre o assunto alimentação, definam quem colabora com o quê ou se irão separar totalmente as coisas um do outro. É melhor deixar isso 100% alinhado logo de cara para evitar estresses futuros.

3º Mandamento – Não deixarás presentes espalhados pela casa.

A organização é uma questão que, assim como a higiene, pode ser um pouco subjetiva, pois cada um tem a sua noção. A principal dica que podemos dar é: use o bom senso. Ele se chama assim por uma boa razão. Não deixe suas coisas atiradas pela casa, lembre-se que você não está morando sozinho. Quer deixar tudo jogado? Faça isso apenas no seu espaço, assim você não interfere na rotina dos seus colegas de apê. Ah, mais uma coisa: não deixe presentes no vaso sanitário também. Isso é uma situação bem (desculpem a palavra) bosta.

4º Mandamento – Não incendiarás o apartamento.

Sabemos que a época de faculdade vem acompanhada de muitas festas, umas comportadas, outras nem tanto. Também sabemos que a diversão é muito importante para aliviar o estresse da rotina de estudos, mas cuidado é sempre bom, ainda mais se você tem colegas de apê. Coisas bizarras podem acontecer quando bebemos além da conta, todo mundo sabe disso, é só dar uma olhada na internet. Ela está transbordando de vídeos de gente bêbada fazendo alguma bobagem por aí. O título desse mandamento é sensacionalista, ok. Provavelmente você não incendiará o seu apartamento, pelo menos é o que a gente espera. Mas saiba que não destruir o próprio lar facilita a convivência com seus colegas de apê.

5º Mandamento – Não entrarás no quarto sem bater.

Nem só de estudos vive o universitário… Se é que você nos entende. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

A privacidade é uma coisa importante na vida de todo ser humano, mas isso não é uma tarefa fácil quando se tem colegas de apê. Considere-se sortudo se você tem um quarto individual, muitos estudantes acabam dividindo até isso com outros para reduzir o custo de vida. E isso pode ser um problema para as… ééérrr… visitas noturnas. Procure não entrar no quarto sem bater, para evitar situações constrangedoras. Se o seu coleguinha for do tipo que não escolhe lugar para “fazer o que tem que fazer”, chegue em casa anunciando sua presença. Faça uns barulhos, derrube alguma coisa. Tudo pela etiqueta. Você pode combinar algum código com seu parceiro de quarto. A boa e velha meia na porta, quem sabe. 😉

6º Mandamento – Não atrapalharás o estudo alheio.

Você está estudando desesperado para a última prova do semestre, mas seu colega de apê está ouvindo música no último volume. O que você faz?

(   ) Levanta calmamente e pede para que ele abaixe o volume pois você está estudando.

(   ) Escreve uma carta de suicídio e pula da janela, mesmo morando no primeiro andar.

(   ) Adquire uma submetralhadora russa na internet e transforma seu colega em queijo suíço.

Poucos conseguem a primeira opção num momento de raiva, nessas horas é difícil manter o bom senso. Lembre-se: você não mora sozinho. É necessário respeitar o espaço alheio, e, algumas vezes, isso inclui o silêncio.

7º Mandamento – Cumprirás os Mandamentos

Nossa última dica envolve a criação de uma espécie de código de conduta. Um Código dos Brothers, como na série How I Met You Mother (excelente programa para passar o tempo #ficadica). Converse com seu colega de apê assim que vocês começarem a dividir o mesmo teto. Estabeleçam regras e tentem segui-las, na medida do possível. Nessa conversa, decidam como será a divisão de tarefas, custos e alimentos. Dialogando tudo se resolve.

 Não existe fórmula secreta que possibilite uma convivência totalmente harmônica com outros seres  humanos, por isso, não se assuste com os desentendimentos: eles são parte do pacote. O importante é    não deixar que as coisas tomem proporções desnecessárias.

Pronto para se mudar? Conheça o serviço de busca personalizado da Casarão Imóveis e encontre um novo lar com seu perfil. A gente ainda criou um guia do estudante para você conhecer melhor a cidade que pretende morar. Faça download do guia aqui.

Se quiser tirar a dúvida, faça nosso quiz e descubra se você manda bem morando sozinho(a).

 

Agora, se você, depois de ler tudo isso, resolver morar sozinho, talvez seja interessante ler este post 😉


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “7 mandamentos para conviver com seu colega de apê